O mercado da beleza é um ramo bem competitivo, tanto para quem trabalha nele quanto para quem usufrui de seus produtos. Vem crescendo mais a cada ano, com novos empreendedores, novas tecnologias, novos lugares e novas ideias. Se destacar nesse meio não é nada fácil, é necessário um diferencial e muito trabalho duro.

Apesar disso, existem pessoas que se destacaram no meio e conseguiram conquistar os seus sonhos. Apresentaram ideais únicos e fizeram da oportunidade o acontecimento. Começando do nada ao sucesso, essas pessoas aprenderam o verdadeiro significado de empreender e apostaram em si mesmas. Conheça agora 5 pessoas que saíram do zero no ramo da beleza.

  • Zica de Assis
  • Coco Chanel
  • Gislaine Marcandali
  • Josi Paula
  • Rahyja Afrange e Traudi Guida

Zica de Assis

Nascida numa comunidade humilde do Rio de Janeiro, Zica de Assis, começou a trabalhar como babá aos 9 anos de idade. Sempre teve o cabelo crespo e enrolado, mas sofria preconceito até onde trabalhava. Tendo que fazer vários tipos de chapinha para deixar o cabelo mais liso. Com 21 anos, entrou para um curso de cabeleireiros na paróquia que frequentava para saber como cuidar melhor de seu cabelo, mas acabou apaixonada pela profissão.

Querendo cuidar do seu cabelo, queria produtos para seus cachos, mas não existiam ainda os produtos certos. Foi atrás então para fazer seus próprios produtos. Com a ajuda de uma química ela criou seu produto de relaxamento capilar Beleza Natural.

Fundou seu salão Instituto Beleza Natural em 1993 e atualmente conta com 44 unidades, 130 mil clientes por mês, 1,7 mil funcionários e faturou R$ 250 milhões em 2015.

Coco Chanel

Coco Chanel fez muito sucesso na moda, mas foi com o perfume Chanel Nº5 que se tornou celebridade. Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em 1883 em uma pequena vila da França. Filha de uma família pobre, sua mãe faleceu quando Gabrielle ainda tinha 6 anos. Seu pai colocou ela e sua irmã num orfanato. Por volta de 1903, Gabrielle adotou o apelido Coco enquanto fazia apresentações em um café-concerto.

Em 1910, ela começou a viver com um industrial inglês, Arthur Capel, que a ajudou a abrir sua primeira loja a “Chanel Modes”. Logo, se expandiu para o ramo da moda. Nos anos 20, Chanel já era uma designer influente, mas foi em 1922 que criou o perfume Chanel Nº5. Assim, alavancando seu negócio e o tornando legendário.

Coco faleceu no ano de 1971, seu enterro foi assistido por pessoas e famosos do mundo todo, deixando seu legado conhecido até os dias de hoje.

Gislaine Marcandali

Forçada a fechar o salão de beleza para cuidar dos filhos, a ex-cabeleireira continuou atendendo algumas clientes em domicílio para ajudar a renda da casa. No entanto, as clientes tinham que lavar os cabelos na pia, chuveiro ou tanque. Muitas clientes reclamavam de dores nas costas e não tiravam devidamente a tinta do cabelo. Foi quando Gislaine, teve uma ideia revolucionária.

Gislaine quis desenvolver um lavatório portátil leve e menor do que o tradicional para facilitar as lavagens dentro de casa. Em 2007, ela procurou o Sebrae-SP (Serviço Apoio as Micros Empresas São Paulo) e o IPT (Instituto  de Pesquisa e Tecnologia) para desenvolver o seu projeto.

Hoje, o negócio já fatura mais de R$10 mil por mês e teve algumas unidade vendidas para Estados Unidos, Espanha e México.

Josi Paula

Ex-moradora da periferia de Campo Grande – Ms, trabalhava como atendente de call center, ganhando 1 salário mínimo e seu marido, como vendedor de computadores. Com 4 filhos, o que ganhavam, não conseguiam pagar todas as contas. Em 2008, passando por uma difícil situação, faltando até alimentação, conheceram a Hinode Cosméticos, e nela encontraram a oportunidade de crescer.

Começaram a trabalhar primeiro com as vendas, com o tempo conseguiram formar uma equipe. Foi aí que começaram a investir. Participaram de palestras com os maiores desenvolvedores de pessoas da atualidade: Tony Robins, Erick Worre, John C Maxwell, T Harv Ecker, entre outros.

Atualmente, eles têm a maior equipe da empresa com mais de 350 mil consultores, sendo que os maiores cheques da empresa estão na equipe deles. Ganhando mais de R$ 10 milhões em 5 anos.

Rahyja Afrange e Traudi Guida

Rahyja Calixto Afrange, sempre gostou de roupa, tanto comprar ou vender. Quando decidiu fazer faculdade de administração, pagou com o dinheiro que tirava vendendo peças de roupa as amigas. Fazia “bazares” na sua casa ou durante as aulas. Decidiu abandonar a faculdade e colocar em prática seu conhecimento sobre vendas e moda.

Em uma loja de confecções, conheceu a ex-balconista Traudi Guida e em 1982, fundaram a loja Restoque Comércio de Roupas Ltda. E com o crescimento da loja, em 1988 criaram a Le Lis Blanc. E tinham o objetivo de desenvolver um negócio de moda feminina direcionada ao público de alto padrão aquisitivo.

Voltada para o mercado da moda, em 2012 a empresa investiu na linha “Le Lis Beauté”, que vende produtos de beleza e cosméticos. Aumentando mais ainda as vendas e sendo uma referência no mundo da beleza. Agora a loja conta com 95 unidades espalhadas pelo Brasil e com um faturamento de R$420 milhões ao ano.

Infelizmente no ano de 2008, Rahyja Afrange, veio a falecer devido ao câncer, todas as lojas fecharam naquele dia em sinal de luto.

Traudi Guida

Finalizando

O mercado é competitivo, muitas vezes com grandes obstáculos ou quedas. Mas, um sonho não pode ser deixado de lado, tem que ser perseguido. Muitas oportunidades podem bater à sua porta ou surgirem em um momento de necessidade, agarre-a com unhas e dentes. Se dedicar ao que sonha é essencial, estudar para ser o melhor e mostrar o seu diferencial. Tudo isso faz você chegar onde deseja. Quer uma mudança na sua vida? Seja a mudança.