Abrir um negócio próprio é um desejo muito comum, trabalhar com o que gosta é o sonho de muitas pessoas. Mas o importante a se lembrar é que esse é um grande desafio. Saber empreender e fazer o seu negócio decolar exige muito estudo.

Ser empreendedor, não é fácil. Não tem como saber se o seu negócio pode dar certo logo de primeira. E sair do emprego, jogando fora a sua estabilidade também é algo arriscado. É importante sempre manter uma fonte de renda.

Essa jornada dupla de emprego fixo e negócio próprio, tem sido a opção de novos empreendedores que planejam abrir um negócio. Mas antes de começar a empreender devem analisar se conseguem desempenhar as duas atividades com eficiência.

Tenha certeza de que quer abrir um negócio

Com todas as atividades necessárias para o seu trabalho e o seu negócio, você precisará de tempo integral para se dedicar. Muitas vezes, abrindo mão do seu convívio social e tempo livre. Tenha isso em mente, para empreender e trabalhar é necessário tempo. Trabalhar aos fins de semana é uma das soluções.

No início serão muitos desafios, até existir um plano de negócios para definir se continuará com o empreendimento, com o emprego ou os dois.

Uma dica do especialista em empreendedorismo, Ryan Robinson, é escrever em uma agenda todos seus compromissos e atividades durante a semana. Se algumas dessas atividades for mais importante do que abir o seu próprio negócio, o conselho é continuar como empregado.

Estude o necessário

Para começar seu empreendimento, o importante também é estudar. Se aprofundar na área administrativa e gestão de pessoas, antes de começar na prática. Não precisa ser especialista, alguns cursos de curta duração e bons livros podem ajudar muito. Mas é preciso ter uma noção sobre os assuntos para não acabar sendo a causa do fechamento da sua empresa.

Pense na sua ideia

Quando pensamos em abrir um negócio, geralmente isso vem de uma ideia que tivemos. Muitas vezes acreditamos ser uma ideia revolucionária, mas pode ser uma ideia ruim. Pense na prática se daria certo, converse com especialistas, com seu público-alvo e veja se comprariam seu produto ou serviço. Caso a resposta seja não, pense em outra ideia para prosseguir.

Tenha um diferencial

Uma maneira de atrair novos clientes e fidelizá-los, é tendo um diferencial.  Ofereça um produto mais barato, uma melhor comodidade ou um material diferenciado. Assim, você supera a concorrência e conquista os clientes mais rápido para o seu empreendimento.

Distribua as funções

Devido a falta de tempo por conta do seu emprego fixo, recomenda-se procurar ajuda para outras funções. Por não ser um especialista ainda e o tempo estar escasso, contratar um funcionário ou alguém que você confie para te ajudar é extremamente necessário. As tarefas ficarão distribuídas de melhor forma. Procure as pessoas certas para te ajudar no seu empreendimento e confira a quantidade de dinheiro no caixa.

Recebendo feedback

Para saber se sua empresa está indo bem ou necessita mudar algo, você precisa ouvir os seus clientes. Procurar divulgar meios para entrarem em contato com você e deixarem opinião. Todos os contatos devem ser respondidos depois.

Saindo do trabalho

Acredita-se que quando se tem a vontade de abrir um negócio próprio, a intenção é sair do eventual emprego. Quando se tiver a confiança de que a empresa dará certo e que a fonte de renda já está gerando grandes lucros, chegou o momento certo.

Feito isso, é a hora de se aperfeiçoar mais e dedicar o seu tempo para seu empreendimento. Agora com atenção exclusiva, criar um plano de negócios é a melhor escolha. Para gerenciar melhor sua equipe, tornando a sua empresa mais produtiva.